Principais características dos movimentos sociais
📍 Voltam-se para as transformações das condições econômicas, sociais e políticas da sociedade, visando principalmente situações de necessidade social.
📍 São capazes de ação coletiva, ou seja, desencadeiam grandes mobilizações por necessidades sociais comuns, como moradias, escolas, centros hospitalares, postos de saúde, estradas, saneamento, entre outras coisas.
📍 Dispõem de comprovantes ideológicos, visões de mundo que os inspiram e se desenvolvem por meio deles. Baseiam-se em valores, na consciência social sobre determinadas situações e na crença de ser possível modificá-la.
📍 São capazes de somar forças sociais, como a opinião pública, os meios de comunicação, instituições locais e internacionais.
📍 Dependem de uma organização para sua formação e desenvolvimento.
📍 Embora não pretendam conquistar o poder do Estado, procuram tornar públicas suas reivindicações em manifestações. Esse aspecto político pode levar a um confronto com as autoridades de Estado e também com forças de segurança privada, dependendo dos objetivos e métodos de manifestação.
📍 Em geral, declaram-se apartidários e laicos, evitando sua utilização para fins político-partidários ou religiosos.
📍 Muitas vezes, dão destaque à figura de suas lideranças. Um exemplo é o movimento negro nos Estados Unidos durante a década de 1960, sob a liderança de Marin Luther King (1929-1968), responsável por mobilizar comunidades negras no sul do país na luta pelos direitos civis.
📍 Agem por meio de redes de movimentos. Essas redes articulam vários atores sociais e podem se caracterizar: pelo pluralismo organizacional e ideológico, como no caso dos movimentos de combate à síndrome de imunodeficiência adquirida (Aids), que acionam as dimensões de saúde pública, cultural e política da sociedade.
📍 Estabelecem novos canais de comunicação dos indivíduos com a sociedade e o Estado.
📍 São históricos e sujeitos a mudanças; por isso, as mudanças sociais também os transformam.
📍 Implicam a formação de uma identidade cultural, ou seja, de algo comum a todos os seus integrantes.
Comentários
Postar um comentário